IXC - INTERNET XADREZ CLUBE BRASIL

IXC- Internet xadrez clube

sexta-feira, 16 de maio de 2008

IXC na Final do Brasileiro Feminino 2008 de Xadrez

http://xadrezgaucho.wikispaces.com/2008-TorneioBrasileiroFeminino

Como enxadrista hamburguense, integrante da Federação Gaúcha de Xadrez, administrador do site Xadrez Gaúcho e, agora, colaborador deste blog, venho aqui para agradecer e parabenizar o IXC pela parceiria neste evento único no calendário gaúcho de 2008.

Esta final do Brasileiro Feminino, além de definir a campeã brasileira de 2008, classificará as 5 melhores enxadristas para o Olimpíada Mundial de Xadrez em Dresden, na Alemanha.

É o IXC participando de um grande evento em terras gaúchas!

Abraço a todos!
Marcelo Konrath

quinta-feira, 15 de maio de 2008

O Xadrez e a Internet na educação

Fotos: http://xadrezgaucho.wikispaces.com


O Xadrez e a Internet na educação.
A união de um jogo milenar com uma das mais avançadas tecnologias abre novo campo de atuação na área de educação, lazer e Esporte.

O Jogo de Xadrez:
O Xadrez é um jogo milenar que vem se perpetuando através dos séculos, é considerado o melhor de todos os jogos de estratégia de tabuleiro.
Devido aos seus benefícios, o Xadrez faz parte do currículo escolar de muitos países não só como disciplina complementar mas também como parte integrante de outras disciplinas, como a Matemática, por exemplo.

Os benefícios da prática do Xadrez são amplamente conhecidos, entre os mais
importantes estão:

Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
Fica-se concentrado frente ao Tabuleiro e ao adversário.
O desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo.
Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances.
Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance, procurar outro melhor.
Tenacidade e empenho no progresso contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação).
Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte.
Exercício do pensamento lógico, autoconsistência e fluidez de raciocínio.

Uma das disciplinas mais beneficiadas com a pratica de Xadrez é a Matemática:

- Contagem e comparação de quantidades: Através dos valores das peças de xadrez o aluno estabelecerá a relação de lucro e prejuízo, no momento das trocas. Por exemplo: o aluno troca uma dama (9 pontos) por uma torre (5 pontos). Nesta relação ele saberá quem ganhou ou quem perdeu com aquele movimento. Sistema monetário: lucro e prejuízo.
– As quatro operações: Adição: quando há ganho de material através das trocas. Subtração: quando há perda de material através das trocas. Multiplicação: quando uma peça aumenta o poder de outra, como por exemplo: dobrar as torres numa coluna aberta. Divisão: quando as peças estão mal posicionadas ocorre a divisão de forças no tabuleiro.
– Figuras e movimentação geométricas das peças.
– Coordenadas algébricas sobre um plano cartesiano. Localização espacial em um plano.
– Noção do tempo através do cálculo de lances. – Conceito do domínio espacial em uma determinada posição. Onde, quem tem mais espaço possui mais possibilidades de lances.
- Simplificação: Teoria da simplificação do Grande Mestre Capablanca: “quando você esta ganhando material troque peças para simplificar a posição.” Além dessas relações de conteúdos com a prática do xadrez podemos destacar a importância e o desenvolvimento da atenção para se efetuar uma jogada. A visão do detalhe perante um todo. A imaginação e a antevisão do lance adversário. Todos são fatores importantes do raciocínio lógico aplicados à matemática, assim como no xadrez.

O Xadrez Também pode ser aproveitado em História, Português, Inglês, Educação Física, Artes e muitas outras, com o uso criatividade, despertando o Interesse dos Alunos.

A Internet:
A INTERNET é a nova mídia do momento e só esta constatação já é motivo para polêmica.
Como meio de comunicação, a INTERNET contribui para interligar pessoas no mundo todo, possibilitando discussões sobre os mais diferentes assuntos. Diminui distâncias de tempo e espaço e reduz consideravelmente o custo em relação ao telefone ou quaisquer outros meios conhecidos.

Hoje a Internet está cada vez mais atuante nas escolas, tanto como fonte de pesquisa e conhecimento como instrumento auxiliar nas tarefas dos professores e das escolas.
A capacidade de aprendizado e de assimilação poderá ser bastante elevada e estimulada, a partir de exemplos concretos, mas virtuais; a INTERNET será o palco de intercâmbio entre escolas (alunos e professores) de todo o mundo.

Jogos na Internet e em rede:
Infelizmente ainda há uma distorção de valores no que se refere ao que é um jogo educativo ou apenas um jogo caça-níquel ou de passatempo.
No Brasil espalham-se centenas de lan-houses com jogos de gosto muito discutível, a maioria estimula a violência, a destruição e o terrorismo.
O lamentável é que a grande mídia (TV e jornais) destacam este jogos como algo estimulante 'legal', 'bacana', algo que está na 'moda', preocupam-se apenas em ganhar audiência e se esquecem do real valor do conteúdo da matéria.
Resultado: Crianças e jovens ficam super excitados, irrequietos e agressivos, alguns vão até as vias de fato em Lan-houses.
Será isso que queremos para nossos filhos? Por que não apoiar jogos realmente educativos? Por que não incentivar as pessoas e as empresas que trabalham neste sentido?


O Xadrez Virtual:
O Xadrez foi um dos esportes mais beneficiados com a Internet, hoje pode-se pratica-lo online tanto no conforto do lar quanto na escola no clube ou em qualquer outro lugar que acesse a Internet.
Devido a isso o xadrez pode e deve ampliar suas fronteiras tendendo ser um forte aliado pedagógico e interdisciplinar.
Os alunos poderão freqüentar clubes virtuais da Internet para jogarem com os mais variados adversários de diversos lugares do Brasil e do mundo. Acumulando experiências e emoções uma atrás da outra!
Estas atividades acompanhadas de professores poderão trazer muitos benefícios, como integração entre escolas, torneios individuais, torneios por equipes, aulas, treinamento, seminários, fóruns e encontros.
Isso ampliará o circulo de amizades do aluno com os de outras escolas contribuindo da socialização do mesmo, tanto no mundo virtual como no mundo real.

Hoje existem clubes virtuais de xadrez onde os praticantes se relacionam inicialmente de forma virtual e o objetivo comum do Xadrez faz com que se encontrem no mundo real, fazendo novas amizades e jogando ao vivo o que é até mais prazeroso. isso gera novos círculos de amizade que acabam integrados a uma grande comunidade enxadrística, real e virtual.


Onde Jogar online:
Existem vários sites de Xadrez na Internet, no Brasil pode-se jogar xadrez online no Internet Xadrez Clube (IXC) uma iniciativa 100% Nacional onde se pode praticar o Xadrez Virtual.
O site é http://www.ixc.com.br/ desde sua criação em 2000 é o mais acessado site de Xadrez do Brasil, vale a pena conferir.

Concluindo: Existe no Brasil a estrutura, a tecnologia e a vontade, certamente com um apoio
de empresas, governos ou outros órgãos, essa idéia poderá ter muito sucesso e assim contribuir para a educação e cultura de nosso povo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Inicio do Blog do Internet Xadrez Clube








Blog do mais acessado Site de Xadrez do Brasil.


http://www.ixc.com.br/









Top 3 Ibest 2003 na Categoria Pessoal Esportes, único site de Xadrez premiado no IBEST. Votação popular.



Fontes:

Top 100 Chess sites da Fide 2002
Premio Ibest 2003